Sou catolica nao particamente .. nao me vou confessar nao se preocupem... ja foi mais particante do que sou agora. Foram os tempos que ia há missa todos os fins de semana, á muito tempo que nao entro numa igreija. Mesmo assim a paz que transmite quando entro deixa me a refletir porque o acontece. Sinto uma grandiosidade, uma envolvencia, um mundo protegido. A minha fé nao anda muito catolica, deixei de acreditar em imensas situaçoes e crenças religiosas, nao acredito em muita da verdadeira fé dos padres. Sim sao os padres que me fazem mais confusao. Teria mais fé e nao me sentia tao distante da igreija intituiçao se os padres (que conheço ou que me falam) nao andassem metidos com as beatas da igreija ou com as empregadas das suas casas. Disse bem, sim casas, grandes moradias com porteiro, mordomo, jardineiro, e mais alguns, em que se dao festas particulares. Padres que têm grandes carros luxuosos. E como conseguem pedir na igreija para dar mos esmolas para as roupinhas das crianças e comida para os mais pobres... - oh sr. padre quanto deu este mês??
Tento nao pensar nesses lapsos da religiao catolica e acreditar que nem tudo é assim.
Parte desta minha negaçao tem o dedo do "casamento", o dedo ou o medo. Fui educada que deveria casar e quando se casa ambos sao fieis, existe amor e respeito. A minha vida amorosa trouxe me demasiados dissabores, tantos que deixei de acreditar que no amor ambos podem ser fieis, que se casa com a certeza para a vida toda. Pelos desgostos, pelo medo e pelas descrenças coloquei o casamento catolico de lado (no fundo nao foi de lado, foi emcoberto). É mais facil dizermos que nao queremos algo porque achamos que é desnecessario do que ter que explicar que afinal tem se é medo de acreditar. Porque depois vêm as perguntas: "entao porque nao acreditas? o que te fez pensar assim? E nao me apetece falar a toda a gente as quedas da minha vida.
Gostava de olhar para o ceu e sentir que algo poderoso e bondoso que protege. Gostava de acreditar que todo o esforço que faço me trará recompensas. Que a nossa vida é aquilo que semeamos. Como faço para ter fé ?? ... nos momentos dificies gostava de sentir que algo me protege, nao me vai deixar magoar mais. Eu quero acreditar para que assim se torne mais facil acreditar no meu futuro...
Em tempos achei que nao precisava de mais nada, bastava eu querer e lutar por isso, hoje ja sinto que sozinha nao é facil e que as capacidades para aguentar nao sao ilimitadas.